Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Comprou pertences de Hitler em leilão para frustrar neonazis e doou-os

Alguns itens comprados em leilão polémico foram, afinal, doados a uma organização israelita. Empresário gastou 600 mil euros em dez objetos que depois doou.

Notícias ao Minuto

18:19 - 25/11/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Adolf Hitler

Na semana passada, foi levado a cabo um polémico leilão, na Alemanha, de objetos ligados ao Terceiro Reich. Diz agora a BBC que alguns itens foram comprados por um empresário libanês que os doou a uma organização de angariação de fundos israelita.

O empresário, Abdallah Chatila, disse que comprou os objetos com um único propósito: impedir que estes fossem parar às mãos de simpatizantes neonazi, sendo depois usados como propaganda.

"O populismo de extrema-direita e o antisemitismo estão a espalhar-se pela Europa e pelo mundo. Não queria que estes objetos caíssem nas mãos erradas para serem usados por pessoas com intenções desonestas", afirmou Chatila, à imprensa suíça.

Os dez itens adquiridos pelo empresário, que é residente na Suíça, incluem um chapéu de gala, uma cigarreira banhada a prata e uma edição do livro 'Mein Kampf' com capa de prata, todos pertencentes a Adolf Hitler [ver galeria acima].

O valor pago pelo empresário, um dos 300 mais ricos da Suíça, à casa de leilões Hermann Historica foi de 600 mil euros, num leilão que foi muito criticado por grupos judeus.

"Num mundo cínico... um gesto tão nobre de amabilidade, generosidade e solidariedade", afirmou o rabino Menachem Margolin, do Congresso Judaico Europeu, sublinhando que o leilão continha objetos de pouco valor histórico mas que iriam ser comprados por pessoas que glorificam o nazismo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório