Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Europol apoia operação contra EI que resulta em detenção em Espanha

A justiça belga e a Europol desenvolveram uma operação na quinta-feira para neutralizar contas 'online' da Amaq, organização de propaganda do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) e que resultou numa detenção em Espanha, foi hoje divulgado em Haia.

Europol apoia operação contra EI que resulta em detenção em Espanha
Notícias ao Minuto

14:42 - 25/11/19 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

Segundo um comunicado da Europol, a operação decorreu entre os dias 21 e 24, liderada pela justiça belga e envolvendo 12 Estados-membros e nove fornecedores de serviços 'online'.

"No âmbito desta operação, a Guardia Civil efetuou uma detenção em Espanha por suspeita de ser um dos principais disseminadores de propaganda do EI na Internet", segundo o comunicado.

Por seu lado, a justiça belga adiantou ter conseguido "desativar muitas contas e colocar 'offline' uma série de portais na Internet", ressalvando que a Amaq poderá regressar ao ativo, mas só depois de investir muitos recursos.

O ataque foi perpetrado em cooperação com especialistas em contraterrorismo da agência de polícia europeia Europol que identificaram mais de 26 mil conteúdos de propaganda do EI em fornecedores como o Google

Recomendados para si

;
Campo obrigatório