Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Boris planeia discurso da Rainha antes do Natal caso ganhe eleições

O discurso da Rainha Isabel II no Parlamento britânico para marcar o início da nova legislatura irá ocorrer antes do Natal e terá "elementos cerimoniais reduzidos" caso Boris Johnson ganhe as eleições de 12 de dezembro, foi hoje divulgado.

Boris planeia discurso da Rainha antes do Natal caso ganhe eleições
Notícias ao Minuto

14:33 - 25/11/19 por Lusa

Mundo Boris Johnson

Numa breve nota informativa, o gabinete do primeiro-ministro britânico em funções, Boris Johnson, anunciou que, caso os conservadores britânicos ganhem as eleições gerais antecipadas, Isabel II irá discursar a 19 de dezembro (quinta-feira) e que a intervenção da monarca, que marca a abertura de Estado do Parlamento britânico, irá ocorrer "com elementos cerimoniais reduzidos, como foi o caso após as eleições legislativas antecipadas em 2017".

No comunicado, o número 10 de Downing Street (residência oficial e gabinete do primeiro-ministro britânico) informou ainda que, caso não exista uma mudança de Governo, a primeira sessão da nova composição do Parlamento britânico vai acontecer a 17 dezembro, dia que ficará marcado pela eleição de um novo 'speaker' (presidente da Câmara dos Comuns, câmara baixa do Parlamento) e pela tomada de posse dos novos parlamentares.

A nota indica igualmente que caso exista uma mudança governativa, ou seja, se outra força política ganhar as eleições antecipadas de 12 dezembro (por exemplo, os trabalhistas de Jeremy Corbyn), "prevê-se que o discurso da Rainha seja em janeiro", mas, segundo acrescentou Downing Street, "tal será um assunto para o novo executivo".

Downing Street justifica este calendário e medidas com as eleições gerais antecipadas e com a proximidade da abertura do Parlamento com a época natalícia.

O Parlamento britânico foi dissolvido após a meia-noite do passado dia 06 de novembro, para permitir aos candidatos fazer campanha para as eleições gerais antecipadas.

O primeiro-ministro britânico em funções, Boris Johnson, garantiu no domingo que, caso ganhe as eleições, pretende executar o 'Brexit' (saída do Reino Unido da União Europeia) antes do dia 31 de janeiro (nova data do processo) para "unir o país e resolver o caos".

O político britânico falava na apresentação do manifesto do Partido Conservador em Telford, West Midlands, um documento de 50 páginas que foi lançado a cerca de três semanas das eleições antecipadas do Reino Unido, as "mais cruciais da história moderna", segundo frisou o próprio.

De acordo com o manifesto, a proposta de saída do 'Brexit' será novamente apresentada antes do Natal, para que seja votada pelos deputados e consumada no final de janeiro do próximo ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório