Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Ladrões roubam tesouro de museu alemão no valor de mil milhões de euros

Assaltantes conseguiram desligar a eletricidade do museu e entrar por uma janela.

Ladrões roubam tesouro de museu alemão no valor de mil milhões de euros
Notícias ao Minuto

12:23 - 25/11/19 por Noticias ao Minuto com Lusa

Mundo Assalto

Um grupo de ladrões entrou no museu Grünes Gewölbe (Abóbada Verde), em Dresden, na Alemanha, na madrugada desta segunda-feira, e levou três conjuntos com diamantes e rubis, do século XVIII, avaliados em cerca de mil milhões de euros.

De acordo com o jornal alemão Bild, os ladrões, que serão pelo menos dois, conseguiram desligar o fornecimento de eletricidade do museu, pelas 5h00 horas locais, 4h00 em Portugal Continental, antes de entrarem por uma janela.

Posteriormente, os assaltantes colocaram-se em fuga e estão, até ao momento, em parte incerta.

As autoridades investigam agora o assalto, de forma a localizar e deter os assaltantes.

O Grünes Gewölbe, situado num castelo da cidade de Dresden e que contém uma das coleções mais importantes de tesouros da Europa, foi fundado em 1723, pelo príncipe Frederick Augustus I.

Possui peças únicas de ourivesaria, pedras preciosas, porcelanas, esculturas de marfim ou âmbar, bronzes ou recipientes com pedras preciosas.

Uma parte do museu, um dos mais antigos da Europa, foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial no bombardeamento dos aliados de 13 de fevereiro de 1945, sendo posteriormente reconstruída.

O Exército Vermelho apropriou-se de uma parte das obras, levadas para a União Soviética, antes de ser repatriado em 1958, para Dresden, uma das principais cidades da República Democrática Alemã (RDA).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório