Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Previsões indicam nova vitória do Presidente romeno Klaus Iohannis

O liberal Klaus Iohannis foi hoje reeleito para um segundo mandato presidencial, depois de derrotar a candidata social-democrata Viorica Dancila, na segunda volta das eleições, segundo uma sondagem à boca das urnas.

Previsões indicam nova vitória do Presidente romeno Klaus Iohannis
Notícias ao Minuto

20:23 - 24/11/19 por Lusa

Mundo Roménia

De acordo com a sondagem, Iohannis, de 60 anos, deverá obter entre 64,8% e 66,5% dos votos, infligindo a mais severa derrota aos candidatos de esquerda, desde a queda do regime comunista, há 30 anos.

"É uma vitória importante. A vitória mais categórica já obtida contra os sociais-democratas", disse hoje Klaus Iohannis, na sede do Partido Liberal Nacional, ao saber o resultado das sondagens.

"Recebo esta vitória com alegria, com modéstia e com confiança na Roménia", acrescentou o Presidente, assumindo já a vitória, embora os resultados oficiais ainda não sejam conhecidos.

As eleições realizaram-se seis meses depois de Liviu Dragnea, líder dos social-democratas, ter sido condenado a três anos e meio de prisão, por corrupção e abuso de poder, após ter tomado conta do Governo, em 2016, com promessas de aumento de investimento, cortes fiscais e um forte alinhamento com a União Europeia.

Em outubro, o Governo social-democrata já dirigido por Viorica Dancila foi demitido, com a aprovação de uma moção de censura apresentada pelos partidos da oposição, levando a ex-primeira-ministra a candidatar-se ao cargo de Presidente, enfrentando o liberal Iohannis.

No início deste mês, o Parlamento apoiou um Governo minoritário chefiado pelo primeiro-ministro Ludovic Organ, do Partido Liberal Nacional, que tinha sido liderado por Iohannis, antes de assumir o cargo presidencial.

Perante as primeiras previsões, Viorica Dancila, que deverá ter cerca de 33% dos votos, preferiu enfatizar a "recuperação de votos perdidos nas eleições europeias", referindo-se ao mau resultado obtido em maio, quando o seu partido teve o pior resultado da sua história, caindo para 22,5%.

"Prometo mais envolvimento, mais trabalho e mais compromisso com o povo romeno", afirmou a candidata social-democrata derrotada, referindo-se aos casos de corrupção que danificaram as ambições eleitorais do seu partido.

Se se confirmarem os dados da sondagem, Klaus Iohannis cumprirá mais um mandato de cinco anos como Presidente, que não tem um papel executivo, mas que tem poderes decisórios significativos, incluindo na área da segurança nacional e da política externa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório