Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Mortes causadas pelas cheias no Quénia aumentam para 43

Pelo menos 43 pessoas morreram soterradas na madrugada de sábado em vários deslizamentos de terra no condado de West Pokot, nordeste do Quénia, após dias de intensas chuvadas, informaram hoje fontes oficiais.

Mortes causadas pelas cheias no Quénia aumentam para 43
Notícias ao Minuto

17:55 - 24/11/19 por Lusa

Mundo Quénia

"Recebemos informações das equipas de busca de que o número de mortos aumentou para 43", disse o governador de West Pokot, John Lonyangapuo.

Num balanço anterior, as autoridades tinham avançado que as cheias e deslizamentos de terra tinham causado a morte a 34 pessoas no país.

Enchentes de lodo, após vários dias de intensos aguaceiros, arrasaram pontes, estradas e casas nas localidades de Tapach, Nyarkulian, Parua e Tamkal.

No sábado, o Governo queniano anunciou a mobilização de helicópteros militares e da polícia para ajudar nas operações de resgate, devido às dificuldades de acesso a algumas das áreas afetadas pelo mau tempo e à destruição e infraestruturas.

O Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, expressou, em comunicado, condolências às famílias afetadas e recordou que as operações de resgate vão continuar até que todos os desaparecidos tenham sido localizados.

Nos últimos dois meses, o norte do Quénia enfrentou constantes chuvas torrenciais, deslizamentos de terra e inundações, que já causaram a morte a 48 pessoas e afetaram quase 150 mil, disse em 07 de novembro o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários.

Entre os 10 países mais afetados pelas alterações climáticas, sete são africanos, entre os quais está o Quénia, além da Serra Leoa, Sudão do Sul, Nigéria, Chade, Etiópia, República Centro-Africana e a Eritreia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório