Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pelo menos um morto em protestos contra massacres de civis na RD Congo

Pelo menos um manifestante morreu e vários ficaram feridos durante a dispersão de um protesto contra os massacres de civis, em Beni, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), disseram fontes à agência de notícias AFP.

Pelo menos um morto em protestos contra massacres de civis na RD Congo
Notícias ao Minuto

13:31 - 23/11/19 por Lusa

Mundo RD Congo

"O médico acabou de anunciar que um manifestante morreu e já foi levado para a morgue", disse um membro do movimento cidadão Luta pela Mudança, Ghislain Muhiwa Kasereka, no hospital de Beni.

A morte foi confirmada à AFP pelo gabinete do procurador de justiça militar, acrescentando que um polícia está no hospital em estado grave. As mesmas fontes também relataram que seis ou sete manifestantes estão em estado grave.

A polícia disparou contra os manifestantes perto do hospital e da autarquia, no centro de Beni, segundo a AFP.

Na manhã de hoje, os moradores de Beni retomaram os protestos contra os massacres de civis na região, atribuídos às Forças Democráticas Armadas (ADF).

Pelo menos 60 civis morreram em Beni e nos arredores desde o anúncio de uma ofensiva do exército congolês contra o ADF, a 30 de outubro.

Liderados por ativistas, como os membros da Luta pela Mudança, os manifestantes denunciaram a impotência do exército e dos capacetes azuis da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) diante do ADF.

A MONUSCO lembrou que o exército congolês lançou a sua ofensiva contra as ADF unilateralmente, sem buscar o apoio e o reforço das forças de manutenção da paz.

"A MONUSCO não pode conduzir operações numa zona de combate das FARDC (exército congolês) sem solicitação e coordenação estreita com o exército nacional. Isso pode levar a incidentes entre forças amigas", publicou numa mensagem na rede social Twitter a força da ONU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório