Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Manifestantes desafiam recolher obrigatório em Bogotá

Centenas de pessoas manifestaram-se esta sexta-feira à noite em frente à casa do presidente colombiano, Iván Duque, desafiando o recolher obrigatório decretado na capital após dois dias de manifestações em todo o país.

Manifestantes desafiam recolher obrigatório em Bogotá
Notícias ao Minuto

06:57 - 23/11/19 por Lusa

Mundo Colômbia

Apesar da proibição de sair à rua a partir das 21h00 de sexta-feira (2h00 em Lisboa), os manifestantes cantaram o hino nacional enquanto batiam em panelas, uma nova forma de protesto na Colômbia, noticiou a agência France-Presse (AFP).

Iván Duque decretou o recolher obrigatório após dois dias de manifestações maciças em todo o país contra as políticas económicas e sociais do seu governo.

"O nosso objetivo é garantir a segurança de todos os bogotanos", escreveu Duque na conta oficial da rede social Twitter.

Uma hora antes, já havia sido decretada a mesma medida em três zonas do sul da cidade colombiana, Bosa, Kennedy e Ciudad Bolívar, onde, segundo o autarca Enrique Peñalosa, se "concentraram os atos de vandalismo" de sexta-feira, com pilhagens, roubos em lojas, danos em 79 autocarros do serviço público e destruição de estações do sistema transportes.

"Infelizmente tem havido um vandalismo generalizado", acrescentou o autarca, que disse haver 4.000 soldados do Exército a apoiar cerca de 20.000 polícias na vigilância e manutenção da ordem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório