Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Morre em Gaza nono elemento da mesma família atacada por Israel

Um palestiniano ferido por um ataque israelita na Faixa de Gaza sucumbiu aos ferimentos, tornando-se o nono membro da sua família a morrer devido àquele ataque, anunciou hoje o Ministério da Saúde do enclave.

Morre em Gaza nono elemento da mesma família atacada por Israel
Notícias ao Minuto

23:35 - 22/11/19 por Lusa

Mundo Conflito

Mohammed Abou Malhous al-Sawarka, de 40 anos, morreu depois de ter sido ferido "no massacre, no qual oito membros" da sua família foram mortos em casa, no dia 14 de novembro, durante uma operação israelita na Faixa de Gaza, declarou o porta-voz do ministério, Achraf al-Qoudra, em comunicado.

O seu irmão Abou Malhous, de 45 anos, tinha sido morto, com as duas esposas e cinco filhos, no ataque que também provocou uma dezena de feridos em Deir al-Balah, no centro do enclave palestiniano, ainda segundo o texto do ministério.

O exército israelita anunciou a abertura de um inquérito, avançando que, segundo as informações que possuía na altura do ataque, "não estava previsto que este fizesse vítimas civis".

As autoridades israelitas indicaram ter visado Rasmi Abou Malhous, a quem apresentaram como um "comandante" da Jihad Islâmica.

Mas o grupo armado palestiniano tinha afirmado que este era "conhecido como uma pessoa filiada na Jihad Islâmica, mas que não era um comandante".

Este ataque israelita, realizado em 12 de novembro, provocou uma vaga de violência, com a Jihad Islâmica a replicar com o lançamento de projéteis para Israel e os militares israelitas a multiplicarem os ataques, argumentando que estavam a visar elementos da Jihad Islâmica, em Gaza.

O balanço dos confrontos foi de 35 mortos palestinianos e nenhum israelita.

Entretanto, o Estado israelita e a Jihad Islâmica acordaram um cessar-fogo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório