Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Após Lewis, eis Peter. Mais um koala sobrevivente dos fogos na Austrália

O hospital angariou quase 50 vezes mais dinheiro do que pediu para os animais afetados pelos incêndios.

Após Lewis, eis Peter. Mais um koala sobrevivente dos fogos na Austrália
Notícias ao Minuto

23:11 - 22/11/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Animais

Um hospital dedicado a koalas em Nova Gales do Sul foi inundado por doações para ajudar os marsupiais afetados pelos fogos que têm afetado a Austrália. Em cerca de três semanas o Port Macquarie Koala Hospital já conseguiu angariar mias de 1 milhão de dólares australianos (cerca de 600 mil euros).

Os funcionários têm passado as últimas semanas a cuidar de dezenas de koalas feridos nos fogos, que já mataram cerca de 350, conta o jornal local 'news.com.au'. Vários focos de incêndio ainda ardem.

Depois do dinheiro angariado, os doadores e os cidadãos preocupados têm perguntado constantemente pelo estado dos animais. Então a equipa resolveu mostrar uma fotografia de Peter. Após passar pela provação do fogo, Peter foi salvo e apesar de algumas queimaduras, explicam numa publicação de Facebook, que já está a comer bem e que os ferimentos estão a sarar como esperado. 

Já anteriormente tinha sido partilhada a história de Lewis. Um koala salvo por uma mulher, Tony Doherty, já parcialmente queimado, de uma árvore perto de Long Flat.

O aumento da temperatura, o clima especialmente seco e os ventos fortes estão a dificultar o combate aos incêndios florestais no leste da Austrália. Estas "condições catastróficas" afetam principalmente os estados de Nova Gales do Sul e de Queensland.

Nos últimos anos, os incêndios na Austrália, que este ano está também a sofrer uma seca severa, aumentaram em intensidade e os especialistas associaram já esta realidade às mudanças climáticas.

Nem só os animais têm sido afetados, numa atualização dos bombeiros de Nova Gales do Sul na quinta-feira foi revelado que mais de 600 casas foram destruídas, mais de 500 durante esta semana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório