Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Polícia ugandesa invade casa de deputada democrática para impedir petição

A polícia ugandesa invadiu hoje as casas da deputada do Partido Democrático Betty Nambooze, numa tentativa de bloquear a recolha de assinaturas para uma petição contra o Presidente, Yoweri Museveni, de acordo com o jornal independente Daily Monitor.

Polícia ugandesa invade casa de deputada democrática para impedir petição
Notícias ao Minuto

17:31 - 22/11/19 por Lusa

Mundo Uganda

A polícia ugandesa invadiu hoje, pela manhã, as casas da democrática nas vilas de Kavule e Nakabago, em Mukono, antes de cercarem a propriedade onde Nambooze estava.

O superintendente Joab Wabwire afirmou que ninguém tinha autorização para entrar ou sair da casa.

Um dos advogados da deputada, Abdullah Kiwanuka, relatou que estava a decorrer um encontro com o objetivo de conseguir 20 mil assinaturas e submeter a petição no Tribunal Penal Criminal (ICC).

Mesmo com o acesso bloqueado, alguns jornalistas conseguiram falar com Betty Nambooze, que condenou o ato policial, afirmando que transformaram a sua casa numa prisão.

A deputada acrescentou que o marido não foi trabalhar e que os filhos não foram à escola.

"Esta tortura que continua a prejudicar-nos tanto é a razão pela qual estamos a recolher assinaturas para submetermos a petição no ICC", confessou Nambooze.

O porta-voz adjunto da polícia de Kamapala, Luke Owoyesigyire, disse que o encontro seria ilegal uma vez que a deputada não informou a polícia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório