Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Conheça Bear, o cão que ajuda a salvar koalas nos incêndios na Austrália

Bear foi abandonado quando ainda era um cachorro e sofre de um transtorno obsessivo-compulsivo.

Conheça Bear, o cão que ajuda a salvar koalas nos incêndios na Austrália

Os koalas são dos animais que mais estão a sofrer nos incêndios que, há cerca de um mês, estão a assolar a Austrália. Depois de uma mulher ter sido filmada a arriscar a própria vida para salvar um destes animais, os marsupiais têm agora um novo herói: Bear, um cão treinado para resgatar animais na natureza.

O canídeo, que foi abandonado quando ainda era apenas um cachorro, sofre de um transtorno obsessivo-compulsivo, e recebeu, nestes dias, a missão de encontrar e salvar koalas perdidos entre as chamas. Além de koalas, Bear também está treinado para salvar gatos-marsupiais, conhecidos também por gato-tigre, outra espécie nativa da Austrália.

Bear, conta a CNN, procura geralmente animais selvagens doentes ou feridos “para fins de conservação de espécie”, em condições bem mais calmas do que os fogos na Austrália e ao abrigo de um programa patrocinado pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar dos Animais (IFAW).

“Bear é um cão jovem, inteligente e com muita energia. A sua energia e o seu transtorno obsessivo-compulsivo fez com que fosse menos adequado para ser um animal de estimação, contudo, é ótimo para estas missões, por isso foi adotado e treinado para ajudar outros animais”, disse à publicação norte-americana a porta-voz da IFAW, Clare Sterling.

Mas também Bear tem de ter alguns cuidados nesta nova missão. Precisa de usar meias protetoras nas patas para caminhar nas áreas queimadas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório