Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Papa pede que religiões colaborem contra os males da globalização

O papa Francisco pediu hoje, na Tailândia, a várias religiões para cooperarem "face à globalização económico-financeira e às suas consequências no desenvolvimento das sociedades locais".

Papa pede que religiões colaborem contra os males da globalização
Notícias ao Minuto

10:41 - 22/11/19 por Lusa

Mundo Vaticano

O papa fez o apelo durante um discurso na Universidade Chulalongkorn diante dos representantes de várias religiões com presença na Tailândia, país onde mais de 90% das pessoas são budistas, 0,58% católicos e cerca de 4% muçulmanos.

Durante o discurso, o papa Francisco pediu a colaboração para combater "males como conflitos civis: migrações, refugiados, fome e guerra.

Francisco explicou que em 1897, o rei Chulalongkorn, que deu nome à universidade, visitou Roma e teve uma audiência com o papa Leão XIII, sendo "a primeira vez que um chefe de Estado não cristão foi recebido no Vaticano".

Durante o reinado de Chulalongkorn, lembrou, foi abolida a escravidão e isso encoraja "o caminho do diálogo e do entendimento mútuo" para "pôr fim a tantos escravos que persistem nos nossos dias".

O papa Francisco aterrou na quarta-feira em Banguecoque para uma visita de três dias à Tailândia, a primeira etapa de uma viagem pela Ásia que também inclui o Japão.

O papa foi a esta universidade para um encontro com líderes das várias religiões praticadas na Tailândia: budismo, islamismo, hinduísmo e sikhismo e que hoje estavam sentados ao lado dele no salão da universidade perante cerca de 1.500 pessoas entre religiosos e académicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório