Meteorologia

  • 10 DEZEMBRO 2019
Tempo
11º
MIN 7º MÁX 15º

Edição

Grafittis e destruição. Universidade ficou assim após os manifestantes

Manifestantes anti-governamentais barricaram-se na Universidade Politécnica de Hong Kong durante vários dias.

A passagem de manifestantes anti-governamentais pela Universidade Politécnica de Hong Kong durante os protestos deixaram marcas no edifício. Durante vários dias, centenas de pessoas fizeram do Campus um 'forte' contra o governo de Carrie Lam. Confrontos com a polícia, que chegou a usar gás lacrimogénio, levaram a que agora apenas menos de 100 pessoas se mantenham no local. 

Grafittis com palavras de ordem, destruição, lixo e confusão foram o resultado deixado por quem fez deste local um bastião por cerca de uma semana e meia.

"Não tenho nada a perder", "Libertem Hong Kong agora" e "As Ideias São à Prova de Bala" são algumas das frases escritas nas paredes da Universidade Politécnica que ainda estão patentes e que 'provam' a índole dos protestos. 

A Reuters esteve no local e captou o ginásio 'virado do avesso', a cantina onde apenas sobrou um frango, as paredes pintadas e escritas com palavras de ordem e até alguns bens pessoais deixados para trás pelos manifestantes. Pode ver as imagens - tiradas esta semana - na galeria acima.

De lembrar que a polícia cercou a zona no passado domingo, fazendo um ultimato para que os protestantes deixassem este local. Já na segunda-feira de madrugada - ainda domingo à noite em Portugal - a polícia invadiu o Campus e os manifestantes recuaram quase por completo. 

Os protestos começaram em junho deste ano, depois de o governo tentar passar uma lei que permitia que os suspeitos de crimes fossem extraditados para a China. Vários temeram que isso pudesse minimizar a liberdade da cidade e a sua independência judicial. Eventualmente, o projeto de lei foi retirado, mas os protestos continuaram. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório