Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Navio Ocean Viking resgata 215 pessoas no Mediterrâneo

O navio de ajuda humanitária Ocean Viking, da organização Médicos Sem Fronteiras resgatou 215 pessoas nos últimos três dias ao largo da costa líbia e pretende desembarcar os migrantes em Malta ou Itália.

Navio Ocean Viking resgata 215 pessoas no Mediterrâneo
Notícias ao Minuto

09:38 - 22/11/19 por Lusa

Mundo Ocean Viking

Em comunicado divulgado hoje, a organização não-governamental explica que pediu aos centros de salvamento italiano e maltês autorização para o desembarque, tendo recusado a proposta de Tripoli para fazer regressar os migrantes à Líbia.

"Tivemos de responder que não podíamos aceitar a propostas porque nenhum porto líbio pode ser considerado 'zona segura', de acordo com o direito internacional", disse a organização não governamental francesa.

A última operação resgatou 90 pessoas que se encontravam à deriva em embarcações de frágil construção, em águas internacionais, a 152 quilómetros ao largo da costa líbia.

O navio de salvamento 'Ocean Viking' Esteve durante as últimas 24 horas a tentar encontrar uma embarcação de borracha que tinha largado da localidade líbia de Khoms na terça-feira.

Nicholas Romaniuk, coordenador das operações da organização francesa, sublinhou que "todos os ocupantes da embarcação de borracha podiam ter morrido" se o 'Ocean Viking' não tivesse capacidade para acolher os passageiros a bordo.

O mesmo responsável referiu que a atual situação no Mediterrâneo central é a pior dos últimos anos porque não existe coordenação nas operações de salvamento das pessoas que fogem da guerra da Líbia" .

Recomendados para si

;
Campo obrigatório