Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bomba caseira encontrada em estacionamento de escola da Califórnia

O dispositivo improvisado foi encontrado pelo jardineiro.

Bomba caseira encontrada em estacionamento de escola da Califórnia
Notícias ao Minuto

18:53 - 21/11/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

Uma bomba caseira foi descoberta esta semana numa escola em San Jose, no estado norte-americano da Califórnia, espoletando uma evacuação maciça. As autoridades foram chamadas ao local perto das 11h30 (19h30 em Lisboa) de terça-feira depois de o jardineiro ter encontrado o dispositivo improvisado.

O homem pegou na bomba e levou-a ao edifício da administração escolar. Uma avaliação policial do objeto suspeito determinou que era um explosivo improvisado funcional.

Desde então, o responsável escolar distrital criticou publicamente as ações do jardineiro que não só tocou no dispositivo como o levou para dentro de um edifício escolar, referindo que isso viola o protocolo. O funcionário recebeu entretanto instruções de como lidar com uma situação do género no futuro.

Antes do meio-dia (20h em Lisboa), o campus foi encerrado e depois evacuado. Os estudantes foram levados para um parque próximo. As aulas foram canceladas na terça e quarta-feira, mas já recomeçaram hoje.

Segundo a polícia, citada pelo USA Today, não há relato de ameaças à escola antes do dispositivo ter sido encontrado. Os investigadores da polícia local, assistidos pelo departamento do xerife e pelo FBI, estão a tentar determinar a origem da bomba.

A situação ocorre uma semana depois de um jovem de 16 anos ter levado a cabo um ataque armado numa escola em Santa Clarita, também no estado da Califórnia, que resultou em três vítimas mortais, incluindo o próprio atirador.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório