Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Padre condenado por pedofilia estava em África a trabalhar com crianças

Congregação salesiana a que pertencia o religioso sabia da condenação, mas nada fez. Homem acabou a trabalhar na Cáritas em África.

Padre condenado por pedofilia estava em África a trabalhar com crianças
Notícias ao Minuto

17:42 - 21/11/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Pedofilia

Um padre condenado por abuso de crianças foi enviado pela sua ordem religiosa para uma missão humanitária em África, onde trabalhou com crianças de famílias vulneráveis, apurou uma reportagem da CNN, que esclarece que a ordem sabia da condenação.

Luk Delft, natural da Bélgica, desempenhou um papel importante na organização humanitária católica Cáritas, na República Central Africana, onde é acusado de ter abusado de mais duas crianças.

O órgão de comunicação norte-americano escreve, ainda, que o religioso, natural da Bélgica, só foi afastado do cargo quando a estação revelou as novas acusações à congregação salesiana a que pertence e que durante anos escondeu o seu passado, movendo-o de um local para outro.

Delft esteve a trabalhar em alguns dos locais mais problemáticos do mundo, com acesso a crianças em situações muito vulneráveis.

Apesar de todas as acusações que lhe eram imputadas e de ter sido condenado por abuso a crianças, na Europa, a congregação salesiana permitiu que este mantivesse o seu cargo dentro da ordem e este ano, diz a CNN, recebeu até o sacramento numa missa presidida pelo Papa Francisco.

A reportagem da CNN, que ouviu várias vítimas do padre, chama ainda a atenção para o processo de seleção da Cáritas, uma das maiores organizações católicas não-governamentais do mundo.

Recorde-se que, no âmbito dos escândalos de pedofilia que afetam muitos países, o Papa Francisco tornou este ano obrigatória a denúncia de qualquer suspeita de agressão sexual à hierarquia da Igreja.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório