Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Descendentes luso-malaios acompanham visita histórica do papa à Ásia

Um grupo da comunidade de descendentes luso-malaios está na Tailândia a acompanhar a primeira visita do papa Francisco à Ásia e expressaram à Lusa o desejo que a próxima digressão contemple Malaca, "os guardiões do catolicismo na Malásia".

Descendentes luso-malaios acompanham visita histórica do papa à Ásia
Notícias ao Minuto

12:35 - 21/11/19 por Lusa

Mundo Banguecoque

"A vinda do Papa à Ásia é realmente fantástica", disse à Lusa Joseph Santa Maria, um dos representantes da minoria luso-malaia perante o estado de Malaca, acrescentando que os tailandeses se devem sentir muito honrados com esta visita.

A Tailândia, um país de 66 milhões de habitantes, de maioria budista, conta com uma pequena comunidade católica de 388 mil pessoas, ou 0,58% da população total.

"Certamente é uma grande honra para os católicos da Tailândia", afirmou Joseph Santa Maria que, juntamente com 12 luso-descendentes, assistiu a uma missa presidida pelo papa Francisco no Estádio Nacional.

No dia anterior, explicou Joseph Santa Maria, o grupo encontrou-se para uma visita informal com o embaixador português na Tailândia, Francisco Vaz Patto.

O papa Francisco aterrou na quarta-feira em Banguecoque para uma visita de três dias à Tailândia, a primeira etapa de uma viagem pela Ásia que também inclui o Japão.

O desejo de Joseph Santa Maria, assim como da comunidade luso-malaia, é que "um dia o papa visite a comunidade portuguesa de Malaca", mais precisamente no Bairro Português em Malaca onde se estima viverem ainda mil a dois mil luso-descendentes em cerca de 180 casas.

"Malaca é onde começou a fé católica" na Malásia e os "portugueses de Malaca são os guardiões do catolicismo", neste país, reforçou, referindo-se à cidade onde em 1509 Diogo Lopes Sequeira, enviado do rei D. Manuel, aportou para estabelecer relações e dois anos mais tarde Afonso de Albuquerque desembarcou, demoliu a Grande Mesquita, e levantou no local uma fortaleza que seria um importante entreposto comercial.

O islamismo é a religião oficial na Malásia e é praticado por mais de 50% da população malaia (31 milhões de habitantes). O budismo (17%) e o taoismo (12%) estão à frente do catolicismo, que é praticado por cerca de 8% da população do país.

No bairro português, as tradições católicas fazem parte da identidade cultural desta população como por exemplo o Natal e as festas de São Pedro, que se realizam na cidade no fim de semana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório