Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Delegação da AIEA no Irão na próxima semana para esclarecer dúvidas

Uma delegação da Agência Internacional de Energia Atómica desloca-se na próxima semana a Teerão para esclarecer dúvidas sobre material atómico não declarado pelo Irão, disse hoje o diretor-geral interino da AIEA, Cornel Feruta.

Delegação da AIEA no Irão na próxima semana para esclarecer dúvidas
Notícias ao Minuto

12:31 - 21/11/19 por Lusa

Mundo Irão

Falando perante a junta de governadores da organização em Viena, Feruta recordou que os peritos da agência detetaram partículas de urânio de origem artificial num local que não tinha sido declarado pela República Islâmica.

O responsável assinalou que apesar de se manterem os contactos entre a AIEA e o Irão, a agência não recebeu ainda "qualquer informação adicional e o assunto continua por resolver".

"É essencial que o Irão trabalhe com a agência para resolver este assunto rapidamente", disse Feruta.

A descoberta, anunciada este mês, daquelas partículas constitui uma possível violação do acordo de salvaguarda entre a AIEA e o Irão, semelhante ao que a agência tem com outros países visando evitar o desvio de material para fins militares.

A AIEA também tem vindo a confirmar os incumprimentos do Irão em relação ao acordo internacional de 2015 com as grandes potências.

Esta semana, a agência indicou ter verificado que a República Islâmica excedeu o limite das reservas de água pesada estabelecido pelo acordo, já depois dos iranianos o anunciarem.

O Irão tem atualmente reservas de água pesada de 131,5 toneladas, apesar do acordo internacional estabelecer o limite de 130 toneladas.

Não sendo radioativa por si só, a água pesada é usada em alguns sistemas de reatores nucleares e pode servir para a produção de plutónio e funcionar como alternativa ao enriquecimento de urânio.

Em resposta à retirada unilateral dos Estados Unidos do acordo de 2015, o Irão renunciou desde maio a uma série de compromissos assumidos no âmbito desse pacto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório