Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente boliviana quer que Parlamento aprove lei para marcar eleições

A Presidente interina da Bolívia enviou hoje um projeto de lei ao parlamento para a realização de eleições presidenciais e legislativas, um mês depois da eleição presidencial de 20 de outubro, que marcou o início da crise no país.

Presidente boliviana quer que Parlamento aprove lei para marcar eleições
Notícias ao Minuto

22:43 - 20/11/19 por Lusa

Mundo Bolívia

O texto, que deve ser aprovado pelo parlamento, onde o Movimento ao Socialismo (MAS) do ex-Presidente Evo Morales tem maioria, anularia a eleição realizada há um mês, onde Morales foi reeleito para um quarto mandato.

O documento permite também a criação de um novo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fixar uma data para as novas eleições.

Jeanine Añez, que mantém a possibilidade de emitir um decreto presidencial para convocar eleições, disse em conferência de imprensa que pretende criar um "consenso nacional".

Pela manhã, a Presidente interina tinha anunciado que convocaria eleições presidenciais e legislativas nas próximas horas.

"Se Deus quiser, hoje, pela manhã, convocaremos as eleições, como todo o país está exigindo", salientou.

A Bolívia está a atravessar uma grave crise desde a proclamação de Evo Morales como Presidente para um quarto mandato consecutivo nas eleições de 20 de outubro, marcadas por suspeitas de fraude eleitoral, denunciada pela oposição e movimentos da sociedade civil.

Jeanine Añez, ex-senadora de direita, proclamou-se Presidente interina dias depois de Morales ter abandonado o poder e se ter refugiado no México, e prometeu novas eleições presidenciais e legislativas.

Com a renúncia de Evo Morales, os seus apoiantes têm-se manifestado diariamente nas ruas de La Paz e em algumas províncias para exigir a saída de Jeanine Áñez, acusada de dar luz verde à violenta repressão policial que já matou dezenas de pessoas.

A Constituição boliviana estabelece que um Presidente interino tem 90 dias para organizar uma eleição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório