Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Partido do principal opositor nos Camarões começa a preparar eleições

O principal opositor camaronês, Maurice Kamto, lançou o seu partido na disputa pelas eleições legislativas e municipais, marcadas para 09 de fevereiro, de acordo com uma nota citada hoje pelas agências internacionais.

Partido do principal opositor nos Camarões começa a preparar eleições
Notícias ao Minuto

22:53 - 20/11/19 por Lusa

Mundo Camarões

Numa missiva citada pela agência France-Presse, Maurice Kamto anunciou a criação de uma "comissão encarregada das nomeações para as eleições municipais e legislativas" para o seu partido, o Movimento pelo Renascimento dos Camarões (MRC).

No documento, o segundo classificado das eleições presidenciais de 2018 - vencidas por Paul Biya -, afirma que a comissão, por si supervisionada, "tem a tarefa de verificar a qualidade das listas e arquivos" dos candidatos do MRC, sendo que será também responsável por tomar decisões na ausência de consenso na escolha dos elementos destas listas.

Até confirmar a participação na corrida a estas eleições, o MRC estabelecera, como pré-requisitos, o retorno permanente da paz nas regiões de língua inglesa na zona ocidental do país, que se encontravam sob uma violenta crise separatista, e a adoção de um "sistema eleitoral consensual".

Ainda assim, os confrontos entre forças de segurança e milícias armadas nas regiões anglófonas camaronesas continuam, como os abusos cometidos pelas duas partes, segundo organizações não-governamentais internacionais.

A reeleição, em outubro de 2018, de Paul Biya, 86 anos de idade, 37 dos quais à frente dos Camarões, lançou uma grave crise política no país. A oposição, liderada por Kamto, contestou a vitória.

O MRC realizou várias manifestações pacíficas no dia seguinte ao anúncio dos resultados, durante as quais criticava o que chamava de "adiamento eleitoral". Foi numa dessas manifestações que Kamto e vários dos seus apoiantes foram detidos.

Kamto acabou por ser libertado, cerca de nove meses depois, por ordem de Biya, numa decisão apoiada pela comunidade internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório