Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Donald Tusk foi eleito presidente do Partido Popular Europeu

Zagreb, 20 nov 2019 (Lusa) - O presidente do Conselho da União Europeia (UE), o polaco Donald Tusk, foi hoje eleito presidente do Partido Popular Europeu, sucedendo no cargo ao francês Joseph Daul.

Donald Tusk foi eleito presidente do Partido Popular Europeu
Notícias ao Minuto

20:20 - 20/11/19 por Lusa

Mundo PPE

A sua nomeação foi hoje confirmada em Zagreb, Croácia, durante o congresso do partido, numa eleição sem surpresas, uma vez que era o único candidato à presidência do PPE (direita).

"Mantenhamo-nos juntos no campo de batalha político que mais importa: a um lado, os partidos do populismo irresponsável e, no outro, o nosso partido de popularidade responsável", afirmou Donald Tusk momentos antes da confirmação da sua eleição.

Com 62 anos, Donald Tusk ocupou nos últimos cinco anos uma posição-chave entre as instituições da UE, a Presidência do Conselho da UE, que deixará a 01 de dezembro, sendo substituído pelo ex-primeiro-ministro belga Charles Michel.

Desprezado pelo partido nacionalista conservador atualmente no poder na Polónia - Partido da Lei e Justiça (PiS) - Tusk, o ex-primeiro-ministro de centro-direita polaco, chegou ao cargo de presidente do Conselho.

Mostrando algum humor nas redes sociais, Tusk alertou o Reino Unido durante as negociações do Brexit e escreveu que os britânicos não teriam uma saída "à la carte" da UE.

Articulador das cimeiras europeias, o polaco precisará de todas as suas habilidades conciliadoras para apaziguar o PPE, que no momento passa por alguma agitação.

O mandato do presidente do PPE é de três anos e é renovável por tempo indeterminado: essa função foi ocupada durante 23 anos pelo belga Wilfried Martens (1990-2013), que foi sucedido por Joseph Daul.

Desde a sua criação em 1976, o PPE teve cinco presidentes: dois belgas, um holandês, um francês e um luxemburguês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório