Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Condenado por fraude, roubou mais um milhão de dólares a partir da prisão

Homem condenado por fraude conseguiu criar uma rede criminosa a partir da prisão, na Nigéria. E, pelo meio, ainda conseguiu sair da prisão para ir a eventos sociais.

Condenado por fraude, roubou mais um milhão de dólares a partir da prisão
Notícias ao Minuto

19:56 - 20/11/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Nigéria

Estava a cumprir uma pena de 24 anos de prisão, na Nigéria, mas mesmo detido usou uma rede de cúmplices para levar a cabo um esquema fraudulento do qual retirou um milhão de dólares (903 mil euros), dizem as autoridades.

Hope Olusegun Aroke já estava preso por fraude há quatro anos, numa prisão de segurança máxima, em Lagos. Mas, uma vez lá dentro, iniciou uma rede criminosa com outros cúmplices, em que usava esquemas fraudulentos para roubar vítimas de outras nacionalidades.

Durante os quatro anos de prisão, foi levado para o hospital por causa de uma doença não revelada mas, ao invés de regressar à prisão, acabou num hotel, onde se encontrou com a mulher e os filhos e ainda marcou presença em eventos sociais.

A informação foi esta terça-feira divulgada pela comissão criada para investigar crimes financeiros, segundo cita a CNN.

"A investigação preliminar revelou que o condenado, ao contrário do que é a prática normal, conseguiu acesso a internet e a telemóvel na prisão", indicou a comissão. "As circunstâncias da sua admissão no hospital e aqueles que o ajudaram nas suas movimentações do hospital para o hotel e outros eventos sociais estão a ser investigados", acrescentaram as autoridades.

Hope Olusegun Aroke foi preso pela primeira vez em 2012 por fraude informática. O homem dizia às vítimas que era um estudante de informática de uma universidade de Kuala Lumpur, mas tratava-se do cabecilha de uma "rede intrincada de um esquema de fraude informática que abrangia dois continentes".

Foi condenado por dois crimes de obtenção de dinheiro sob falsas pretensões, clonagem de cheques, transferências ilegais e falsificação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório