Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Liga Árabe reúne-se segunda para analisar decisão dos EUA sobre colonatos

A Liga Árabe reúne-se de emergência na segunda-feira para analisar a decisão dos Estados Unidos de deixar de considerar como ilegais os colonatos israelitas na Cisjordânia ocupada, indicou hoje a organização.

Liga Árabe reúne-se segunda para analisar decisão dos EUA sobre colonatos
Notícias ao Minuto

17:54 - 20/11/19 por Lusa

Mundo Liga Árabe

Hossam Zaki, secretário-geral-adjunto da organização pan-árabe sediada no Cairo, disse que vários países apoiaram o pedido de uma reunião extraordinária ao nível ministerial feito pela Autoridade Palestiniana na terça-feira.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, anunciou na segunda-feira que os Estados Unidos deixam de considerar os colonatos israelitas na Cisjordânia contrários ao direito internacional, abandonando uma posição que Washington defendia há quatro décadas.

O embaixador palestiniano junto da Liga Árabe, Diab al-Louh, assinalou na terça-feira que aquelas declarações integram uma série de "decisões unilaterais" que contrariam o direito internacional.

Para o secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, as palavras de Pompeo representam "um desenvolvimento extremamente negativo" e a decisão terá como resultado "mais violência e crueldade" contra os palestinianos por parte dos colonos israelitas, prejudicando "qualquer possibilidade" de se alcançar a paz.

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos reiterou na terça-feira que os colonatos israelitas em territórios palestinianos ocupados são ilegais, sublinhando que a mudança de opinião dos Estados Unidos não altera o facto estabelecido pela lei internacional.

"A mudança de posição política de um Estado não modifica as leis internacionais, nem as interpretações que delas fizeram o Tribunal Internacional de Justiça e o Conselho de Segurança da ONU", sublinhou o porta-voz daquele Alto Comissariado, Rupert Colville, numa conferência de imprensa.

Colville adiantou que o organismo dirigido pela Alta Comissária Michele Bachelet "continua a respeitar a posição que as Nações Unidas têm há muito, que os colonatos violam o direito internacional".

O porta-voz evocou nomeadamente normas que fazem parte da 4.ª Convenção de Genebra de 1949 (que proíbe a transferência de civis por parte de um ocupante para o território ocupado) e numerosas resoluções das Nações Unidas aprovadas em 1979 e 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório