Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Presidente do Benim encontra-se com principal opositor exilado Boni Yayi

O Governo do Benim anunciou que o atual Presidente, Patrice Talon, e o seu antecessor e principal opositor, Thomas Boni Yayi, exilado desde as legislativas de abril, vão encontrar-se hoje em Cotonou.

Presidente do Benim encontra-se com principal opositor exilado Boni Yayi
Notícias ao Minuto

16:23 - 20/11/19 por Lusa

Mundo Benim

"O Presidente deseja que o antigo Presidente regresse, afirma que nada o obrigou a exilar-se e que é perfeitamente natural que o receba", declarou o porta-voz do Governo, Alain Orounla.

O encontro foi confirmado pela delegação que acompanha Boni Yayi, que se prepara para uma visita relâmpago ao país, segundo a agência France-Presse.

As legislativas de abril deram espaço para que uma crise política se instalasse no Benim.

Após as eleições, Talon foi acusado de dirigir uma viragem autoritária no Benim, um país até então modelo de democracia na África Ocidental.

Boni Yayi era um líder popular e resistiu antes de dar posse ao novo parlamento, juntamente com alguns apoiantes que barricaram as ruas do bairro de Cadjehoun, onde residia, para o proteger.

As legislativas foram marcadas por uma taxa de abstenção na ordem dos 80% entre os cinco milhões de eleitores recenseados para eleger 83 deputados ao parlamento do pequeno país da costa ocidental africana.

A oposição, que não foi autorizada a apresentar candidatos às eleições por impedimentos administrativos fixados por uma lei eleitoral adotada no início do ano, apelou ao boicote do escrutínio, a que concorreram apenas dois partidos próximos do poder (Bloc Républicain e Union des Progressistes).

Por ocasião das legislativas, a organização de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional, assim como várias associações locais da sociedade civil, denunciaram um "nível de repressão alarmante" no Benim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório