Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Detidas três pessoas com ligações a vídeo que derrubou Governo da Áustria

As autoridades austríacas anunciaram hoje que três pessoas foram detidas em ligação com um vídeo que provocou a queda do Governo da Áustria no início deste ano.

Detidas três pessoas com ligações a vídeo que derrubou Governo da Áustria
Notícias ao Minuto

13:10 - 20/11/19 por Lusa

Mundo Autoridades

Segundo o procurador Thomas Vecsey, as detenções ocorreram na terça-feira e foram feitas revistas a propriedades a que estão ligados os suspeitos, não tendo sido revelados mais detalhes.

O então vice-chanceler Heinz-Christian Strache, na altura líder da extrema direita, foi filmado numa casa em Ibiza a discutir com uma suposta sobrinha de um oligarca russo a concessão de contratos públicos em troca de apoio financeiro ao Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ, extrema-direita).

O vídeo foi alegadamente gravado na ilha espanhola pouco antes das eleições da Áustria em 2017.

Os meios de comunicação austríacos indicaram que um investigador particular envolvido na produção do vídeo tentou chantagear Strache.

O ex-chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, liderou durante 17 meses uma coligação com a extrema-direita, dissolvida em maio depois do escândalo Ibizagate, que envolveu Heinz-Christian Strache.

Kurz convocou eleições antecipadas após a divulgação do vídeo, e o seu Partido Popular Austríaco (ÖVP, centro-direita) está agora em conversações com os verdes de centro-esquerda para formar um novo Governo.

O ÖVP venceu as eleições com 37,5% dos votos, elegendo 71 deputados, ficando aquém da maioria e obrigando-o a encontrar um parceiro de Governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório