Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Milionário tailandês destituído do cargo de deputado por tribunal

O milionário Thanathorn Juangroongruangkit, um dos principais opositores do Governo tailandês, foi destituído do seu mandato como deputado, acusado de violar a lei eleitoral nas eleições legislativas de março.

Milionário tailandês destituído do cargo de deputado por tribunal
Notícias ao Minuto

10:04 - 20/11/19 por Lusa

Mundo Tailândia

"O seu mandato terminou", disse Worawit Kangsasitiam, juiz do Tribunal Constitucional tailandês.

O empresário poderá ainda ser expulso da política e condenado a uma pena máxima de 10 anos de prisão.

O partido do empresário, Future Forward Parti, tornou-se a terceira força política do país após as controversas eleições legislativas de março, vencidas pelo general Prayut Chan-O-Cha - que esteve no poder desde o golpe de 2014 e agora assumiu o Governo civil.

Thanathorn Juangroongruangkit, de 40 anos, não poupou nos ataques ao exército, que ainda é muito poderoso no reino. O milionário pedia, em particular, uma diminuição das despesas militares e o fim do recrutamento.

Juangroongruangkit havia sido temporariamente suspenso das suas funções em maio, enquanto aguardava a decisão judicial.

O tribunal decidiu hoje que Thanathorn Juangroongruangkit violou um regulamento que proíbe os proprietários de empresas da área de comunicação de concorrer ao Parlamento.

O tribunal rejeitou a alegação de Thanathorn de que vendeu a sua participação numa empresa de produção de media antes do prazo necessário para ser candidato.

O partido de Thanathorn tem sido um problema para os conservadores da Tailândia, nomeadamente devido à sua popularidade, e os tribunais têm consistentemente decidido questões a favor destes últimos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório