Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Dois civis mortos em ataque israelita perto de Damasco

Dois civis morreram hoje e dois ficaram feridos na sequência de um ataque israelita perto de Damasco, no segundo dia consecutivo de bombardeamentos israelitas contra a capital síria, informou a agência estatal Sana.

Dois civis mortos em ataque israelita perto de Damasco
Notícias ao Minuto

07:17 - 20/11/19 por Lusa

Mundo Síria

"Dois civis morreram e outros dois ficaram feridos devido ao ataque", indicou a agência, acrescentando que "o sistema de defesa antiaéreo do exército sírio intercetou um violento ataque israelita (...) destruindo a maioria dos mísseis antes de atingirem os alvos".

De acordo com uma fonte militar citada pela Sana, o ataque israelita ocorreu às 01:20 (23:20 de terça-feira em Lisboa), quando uma "aeronave militar israelita disparou vários mísseis dos montes Golã e da [cidade] Marjayoun, no Líbano".

Israel, oficialmente em estado de guerra com a Síria, ocupa desde 1967 a maior parte dos montes Golã, que anexou em 1981, uma decisão que nunca foi reconhecida pela comunidade internacional.

Contra o consenso internacional, o Presidente norte-americano, Donald Trump, reconheceu em março deste ano a soberania de Israel sobre os Golã, alegando a sua "crítica importância estratégica e de segurança para o Estado de Israel".

Já a cidade de Marjayoun está localizada no sul do Líbano, na fronteira com Israel.

Segundo a mesma agência, estilhaços de um dos mísseis "destruíram uma casa na cidade de Saasa, a sudoeste de Damasco", onde dois civis, um homem e uma mulher, foram mortos, enquanto os feridos foram hospitalizados em Quneitra e Damasco.

A fonte também referiu "que estilhaços de outro míssil atingiram um edifício residencial no subúrbio de Qudsaya, a oeste de Damasco, tendo ferido uma rapariga". O "edifício sofreu danos graves", acrescentou.

Num vídeo publicado pela agência SANA, é possível avistar o céu escuro e 'flashes' dos mísseis intercetados, além de imagens das casas que foram danificadas.

O exército israelita confirmou, numa mensagem publicada na rede social Twitter, ter realizado o ataque contra posições iranianas e sírias no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório