Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Libertados dois reféns ocidentais sequestrados desde 2016 no Afeganistão

Um refém norte-americano e outro australiano foram libertados hoje pelos talibãs no sudeste do Afeganistão e entregues às forças dos Estados Unidos, segundo fontes da polícia local e comandantes rebeldes.

Libertados dois reféns ocidentais sequestrados desde 2016 no Afeganistão
Notícias ao Minuto

10:45 - 19/11/19 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Os dois professores universitários foram libertados no distrito de Now Bahar, na província de Zabul", declarou uma fonte policial da província à agência de notícias AFP, acrescentando que os dois homens "deixaram Zabul em helicópteros norte-americanos".

Três comandantes dos talibãs confirmaram essa informação, dois dos quais disseram que estavam à espera, como troca pelos dois professores, da libertação de três prisioneiros de alto escalão do grupo extremista islâmico.

A embaixada dos EUA em Cabul, contatada pela AFP, disse que não poderia "fornecer detalhes ou comentar" essas informações.

O norte-americano Kevin King e o australiano Timothy Weeks foram sequestrados pelos talibãs em 2016 nos arredores da Universidade Americana em Cabul, onde ambos trabalham como professores.

A 12 de outubro, o Presidente afegão, Ashraf Ghani, anunciou a libertação dos reféns ocidentais e disse que, em troca, seria libertado Anas Haqqani, filho do fundador da rede Jalaluddin Haqqani, um importante ramo da rebelião talibã.

Um porta-voz da Presidência relatou, na altura, um "atraso" nessa troca.

Nenhuma informação foi divulgada hoje sobre o destino de Anas Haqqani, Mali Khan e Hafiz Rashid, todos membros da rede Haqqani.

Ashraf Ghani enfatizou que a libertação destes radicais foi uma "decisão muito difícil", mas também a "principal condição para iniciar negociações informais" para acabar com o conflito que assola o país há 18 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório