Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Irão excede limite de reservas de água pesada

As reservas de água pesada do Irão, que podem servir para produzir plutónio usado em armas atómicas, excederam o limite estabelecido pelo acordo internacional sobre o programa nuclear do Teerão, segundo a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

Irão excede limite de reservas de água pesada
Notícias ao Minuto

19:24 - 18/11/19 por Lusa

Mundo AIEA

Segundo a AIEA, durante uma verificação feita no domingo, o 'stock' de água pesada do Irão totalizava as 131,5 toneladas, quantidade superior ao autorizado (130 toneladas).

A verificação desta violação do acordo de 2015 sobre a energia nuclear decorreu depois de o próprio Irão ter informado no sábado a Agência Internacional de Energia Atómica de que havia sido excedido o limite de 130 toneladas, segundo um documento deste organismo das Nações Unidas enviado aos seus países membros.

A água pesada não é radioativa por si só, mas é usada em alguns sistemas de reatores nucleares e pode servir para a produção de plutónio, podendo funcionar como alternativa ao enriquecimento de urânio.

Em resposta à retirada unilateral dos Estados Unidos do acordo de 2015, o Irão renunciou desde maio a uma série de compromissos assumidos no âmbito desse pacto, como os relativos à produção de urânio enriquecido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório