Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

RSF lança campanha irónica para sensibilizar para importância dos media

Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançaram hoje uma campanha para sensibilizar para a "importância crucial" dos media, num vídeo irónico de imagens comoventes de líderes mundiais, alertando que "sem jornalismo independente" as notícias seriam reduzidas a "pura propaganda".

Notícias ao Minuto

15:39 - 18/11/19 por Lusa

Mundo Repórteres sem Fronteiras

O vídeo, que dura 30 segundos e tem música de embalar como pano de fundo, arranca com uma imagem do líder russo Vladimir Putin abraçado a um cachorro, seguida de outras imagens de líderes da Síria (Bashar al-Assad), Coreia do Norte (Kim Jong-Un), Turquia (Recep Tayyip Erdogan), EUA (Donald Trump), Arábia Saudita (Mohammad bin Salman), China (Xi Jinping) e Brasil (Jair Bolsonaro) em situações consideradas comoventes.

No final, alerta o público para que "sem jornalismo independente" estas "seriam as notícias", ou seja, "reduzidas a este tipo de pura propaganda", escreve a organização RSF no seu 'site'.

"Não basta combater a censura e os perigos de prisão ou até mesmo de assassinato a que muitos jornalistas estão expostos. Neste vídeo, a RSF destaca os perigos criados pela propagação de propaganda e de 'fake news' [desinformação], e convida o público a apoiar a sua luta pela liberdade do jornalismo, independência e diversidade em todo o mundo", refere a organização.

Produzido em sete línguas pela RSF e a sua agência de publicidade BETC, o anúncio será transmitido nos canais de televisão de França e de outros países entre hoje e 31 de dezembro.

Como faz todos os anos, a organização conta com a "generosidade do público" para poder continuar com o seu trabalho em todo mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório