Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Homem morre no Chile porque polícia impediu médicos de ajudarem

Elementos das forças de segurança terão ainda atingido a tripulação de uma ambulância, o que levou à morte de um jovem que tinha sofrido uma paragem cardiorrespiratória.

Homem morre no Chile porque polícia impediu médicos de ajudarem
Notícias ao Minuto

11:46 - 18/11/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Polémica

A polícia do Chile está a ser acusada de homicídio por ter impedido que uma equipa de paramédicos ajudasse um jovem que estava em paragem cardiorrespiratória.

A acusação é feita por um observador independente de Direitos Humanos que, garantiu à Reuters, vai apresentar queixa contra os oficiais da polícia.

Tudo aconteceu na última sexta-feira. Abel Acuña, de 29 anos, sofreu um enfarte e entrou em paragem cardiorrespiratória em plena via pública durante mais uma manifestação contra o governo.

Segundo o Instituto Nacional de Direitos Humanos do Chile, os polícias impediram que uma ambulância com a respetiva equipa médica prestasse socorro a Abel, atirando-lhe gás lacrimógeneo, balas de borracha e canhões de água.

Abel acabou por morrer mais tarde no hospital e junta-se assim a cerca de outros mil casos que o Ministério Público chileno está a investigar por alegado abuso de autoridade e excesso de força por parte da polícia, havendo ainda relatos de tortura e violência sexual.

Recorde-se que os protestos no Chile começaram quando o governo anunciou um aumento do preço dos transportes. Desde então têm sido diárias as manifestações de populares que já levaram à morte de 20 pessoas, havendo milhares de feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório