Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Estudante cego retirado à força de debate em Oxford

Imagens estão a indignar a comunidade estudantil de Oxford. Presidente da Oxford Union Society atira as culpas para o universitário que, por sua vez, diz não se sentir bem recebido em Inglaterra.

Notícias ao Minuto

10:15 - 18/11/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vídeo

Um estudante cego foi retirado à força de uma sala da Oxford Union Society, em Oxford, onde iria decorrer um debate, o que tem gerado severas críticas à sociedade de debate cujos membros são, na sua maioria, oriundos da Universidade de Oxford.

O universitário em causa tem 25 anos, é natural do Gana, em África, e está a estudar relações internacionais, razão que o levou a querer assistir ao debate.

De acordo com o jornal The Guardian, Ebenezer Azamati garante que chegou cedo à sala para garantir que teria um lugar adequado à sua condição, tendo então escolhido um banco junto à porta de saída.

Como ainda era cedo, o jovem saiu para jantar e quando regressou não lhe foi permitido que entrasse. Ebenezer só conseguiu sentar-se porque um amigo entrou na sua companhia.

Tudo levava a crer que o problema estava resolvido, mas afinal não.

Momentos depois, e tal como se vê no vídeo acima, dois elementos da segurança obrigaram-no a sair da sala sem darem uma explicação concreta, tendo-lhe ainda confiscado o seu cartão da União.

De acordo com o jornal Sunday Times, o presidente da Oxford Union Society já fez saber que foi aberto um inquérito, alegando que o jovem agiu com violência quando o convidaram a sair do local.

Por seu lado, Ebenezer Azamati disse ao mesmo jornal como se sentiu após o sucedido. “Senti que estava a ser tratado como se não fosse suficientemente humano e merecesse justiça e um tratamento justo”.

Um jovem que assistiu ao sucedido contou que “Trinta segundos depois de Ebenezer se ter sentado os seguranças apareceram. Cinco segundos depois começaram a tocar no Ebenezer, que estava agarrado ao banco. Trinta segundos depois eles estavam a arrastá-lo pelos tornozelos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório