Uma tentativa de roubo de duas obras de arte do pintor holandês Rembrandt, que estão em exibição numa galeria de Londres, foi frustrada esta quarta-feira à noite, referiu a Metropolitan Police. As autoridades britânicas confirmaram que o assaltante conseguiu ter os dois quadros na sua posse, no entanto, as obras nem chegaram a sair da Dulwich Picture Gallery graças à intervenção rápida dos seguranças da galeria e dos agentes da polícia.
Apesar das duas obras terem sido recuperadas, o “ousado” larápio conseguiu escapar depois de ter atirado um spray que continha uma substância desconhecida à cara de um dos polícias. O agente não ficou ferido com gravidade.
“Esta foi uma tentativa de roubo audaciosa e foi claramente planeada de forma antecipada”, afirmou o detetive Jason Barber.
As duas obras de Rembrandt faziam parte da exposição Rembrandt’s Light que está patente na Dulwich Picture Gallery. A exposição está encerrada desde quinta-feira, enquanto decorre a investigação a esta tentativa de assalto.
Esta exposição foi inaugurada no mês passado e conta com 35 pinturas e desenhos de Rembrandt, algumas das obras foram emprestadas pelo Louvre de Paris e pelo Rijksmuseum de Amesterdão.