Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Icónico fotógrafo de celebridades Terry O'Neill morre aos 81 anos

Era conhecido pelas imagens que captava de músicos, modelos e atores.

Notícias ao Minuto

12:13 - 17/11/19 por Sara Gouveia

Mundo Óbito

Beatles, Rolling Stones, Brigitte Bardot, Sean Connery, David Bowie ou mais tarde Amy Winehouse, Nicole Kidman, Nelson Mandela e até a Rainha de Inglaterra. Terry O'Neill captou algumas das imagens mais icónicas de músicos, modelos e atores durante os anos 60 e nas cinco décadas seguintes.

O fotógrafo morreu, este sábado, em casa aos 81 anos, vítima de cancro da próstata. A notícia foi divulgada pela sua agência. 

"É com o coração pesado que anunciamos a morte de Terrence 'Terry' O'Neill. Como um dos fotógrafos mais icónicos dos últimos 60 anos, as suas fotografias lendárias vão ficar para sempre gravadas nas nossas memórias bem como nos nossos corações", escreveu a Iconic Images em comunicado citado pelo Guardian.

Nascido em 1938 em Londres, no Reino Unido, pegou pela primeira vez numa câmara fotográfica aos 20 anos, quando começou a trabalhar na unidade de fotografia do aeroporto de Heathrow. Tinha crescido a achar que iria ser padre e mais tarde quis ser baterista de uma banda de jazz e até se candidatou à vaga de comissário de bordo, mas acabou por ficar como fotógrafo - a profissão que o iria tornar um símbolo nos anos seguintes.

Em 1960 já era contratado pelas grandes revistas e jornais do mundo. Foi casado com a atriz Faye Dunaway, durante três anos, com quem teve um filho. Mais tarde casou com Laraine Aston, uma executiva na indústria da moda.

Na altura da sua morte as suas fotografias estão pendurada em mais de 40 galerias e museus de todo o mundo.

Em 2016 a exposição de 'Faces of the Stars' esteve patente em Portugal, no Centro Comercial Colombo, e contava com mais de 60 imagens.

Veja algumas das suas imagens mais emblemáticas na galeria acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório