Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ex-responsável pela defesa vence eleição presidencial no Sri Lanka

Gotabaya Rajapaksa, um ex-titular da defesa venerado pela maioria étnica do Sri Lanka pelo seu papel no fim de uma sangrenta guerra civil, mas temido pelas minorias pela sua abordagem brutal, declarou hoje vitória nas eleições presidenciais nacionais.

Ex-responsável pela defesa vence eleição presidencial no Sri Lanka
Notícias ao Minuto

10:40 - 17/11/19 por Lusa

Mundo Sri Lanka

O candidato presidencial do partido no poder no Sri Lanka, o ministro da Habitação, Sajith Premadasa, aceitou a derrota para Rajapaksa, dizendo que honraria a decisão do povo.

Rajapaksa, líder da campanha e ex-secretário da defesa do irmão, o ex-presidente Mahinda Rajapaksa, prometeu restaurar a segurança na nação insular do oceano Pacífico, ainda a recuperar do ataque do grupo extremista Estado Islâmico, na Páscoa.

Rajapaksa anunciou a candidatura pouco depois do ataque terrorista que matou 269 pessoas, acusando o governo de falhas nos serviços de informação e de deixar cair o setor da segurança.

A vitória no sábado marca o regresso de uma família deposta do poder nas eleições de 2015 e frequentemente acusada de nepotismo, ignorando acordos de desenvolvimento com a China e alegadas violações dos direitos humanos durante o final da guerra de décadas com os rebeldes Tigres Tâmil, em 2009.

A eleição também reflete a tendência global de homens fortes populistas a apelar para maiorias descontentes, no meio do crescente etno-nacionalismo.

A eleição presidencial teve uma campanha muito disputada, com os 35 candidatos a elegerem o combate ao terrorismo como prioridade dos seus mandatos, cientes do clima de tensão étnica que persiste no país e que se intensificou com os ataques terroristas do domingo de Páscoa.

Mas a campanha assistiu ainda a debates sobre reformas económicas que várias forças políticas apontam como urgentes para resistir ao competitivo mercado asiático.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório