Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Aniversário dos Coletes Amarelos em França foi marcado pela violência

Houve mais de 140 detenções só em Paris.

Notícias ao Minuto

08:23 - 17/11/19 por Sara Gouveia

Mundo França

Foi um aniversário com um sabor amargo. Enfraquecido, mas vivo, o movimento dos coletes amarelos franceses mobilizou, este sábado, milhares de pessoas, sobretudo em Paris.

Houve confrontos entre manifestantes e a polícia, uma nuvem de gás lacrimogénio, tijolos arremessados, caixotes do lixo a arder, carros virados e jatos de água para tentar dispersar a multidão.

O movimento contou com mais de 28 mil pessoas por todo o país, 4.700 em Paris, refere o Ministério do Interior francês, naquela que foi a 53ª manifestação. Ao início da noite de sábado, a polícia registava 147 detenções só em Paris.

Conta o Le Figaro que, em frente a uma entrada da sede da polícia, um carro patrulha foi virado ao contrário no meio da estrada e o pára-brisas de um veículo da alfândega foi destruído.

 

As manifestações também viram violência noutras cidades francesas. Em Lyon, as forças policiais usaram gás lacrimogénio contra cerca de mil manifestantes que invadiram o centro da cidade que se encontrava interdito. Em Nantes houve confrontos entre os civis e a polícia, bem como em Bordeaux e Toulouse. Em Montpellier o gabinete do partido de Emmanuel Macron - La République en Manche - foi vandalizado.

Este domingo são esperados mais protestos.

Recorde-se que tudo começou a 17 de novembro de 2018, quando mais de 300 mil pessoas, a maioria vestidas com coletes amarelos florescentes saíram às ruas em França para protestar contra um imposto sobre os combustíveis. Em pouco tempo o movimento sem líderes ou estrutura, organizado via Facebook, conseguiu por em xeque o governo de Macron e revelar o profundo descontentamento das classes mais baixas com os salários estagnados, a perda de poder aquisitivo, aumento de impostos e desigualdades sociais.

Veja na galeria acima as imagens mais marcantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório