Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Violentas marchas pressionam queda de governo de transição na Bolívia

Apoiantes do chefe de Estado cessante da Bolívia enfrentaram hoje a polícia e as Forças Armadas do país para pressionarem a queda da presidente interina, Jeanine Áñez, e o regresso de Evo Morales cuja renúncia ainda não foi abordada no parlamento.

Violentas marchas pressionam queda de governo de transição na Bolívia
Notícias ao Minuto

18:29 - 16/11/19 por Lusa

Mundo Bolívia

Colunas de manifestantes desceram pelas ladeiras da montanha que separa a cidade de El Alto, reduto político de Evo Morales, da capital, La Paz. Na maioria eram camponeses organizados pelos dirigentes do Movimento ao Socialismo (MAS), o partido de Morales.

A Bolívia é um país dividido não só entre apoiantes e adversários de Evo Morales, mas também entre etnias, classes sociais e divisão geográfica. De um lado, os habitantes do chamado Altiplano, no oriente do país, na maioria de classe baixa e indígena. Do outro, os habitantes da planície, zona ocidental e mais rica do país. Em La Paz, as duas Bolívias encontram-se em choque.

Mariana Chaca, sentada no meio da rua, aguarda as instruções dos líderes sobre o andamento da marcha. Mariana é o que na Bolívia se conhece como 'chola', uma denominação étnica para as mulheres mestiças vestidas com as roupas tradicionais.

"Marchamos para que a presidenta (Jeanine) Áñez renuncie e para que o nosso presidente Evo Morales volte. É isso o que queremos", explica à Lusa num espanhol cuja pronúncia carece de rigor gramatical e sofre forte influência indígena tal como o do seu líder Morales.

"Até que a 'residente Áñez renuncie, não pararemos", insiste.

Esta 'cholita' carrega no rosto as marcas de uma vida de sacrifícios. Tem 35 anos, mas parece ter 50. Conta que trabalha com o gado e com a produção de batata. Vem de Achacachi, capital da província de Omasuyos, a 100 Km de La Paz. O grupo de camponeses chegou, no dia anterior, a El Alto, de onde partiu em caminhada rumo ao centro da capital, a 10 Km de distância.

A segunda vice-presidente do Senado, Jeanine Añez, assumiu a Presidência interina do país na última terça-feira depois de Evo Morales ter renunciado, nos dia 10, num país em convulsão social, à beira de uma guerra civil.

Os apoiantes de Evo Morales classificam o candidato Carlos Mesa e o líder cívico Luis Fernando Camacho como os artífices de três semanas de manifestações da classe média que paralisaram o país contra a fraude de Morales nas eleições de 20 de outubro e confirmada pela missão da Organização dos Estados Americanos (OEA).

"Não queremos (Luís Fernando) Camacho nem Carlos Mesa. Não os queremos aqui. Queremos que morram, queremos as suas cabeças", sentencia Mariana Chaca enquanto um líder do MAS, através de um megafone, dá instruções sobre os lemas do protesto.

Esses dirigentes políticos são o elo entre Evo Morales e os movimentos sociais. São os que organizam os protestos cujo prémio aos participantes é continuar a receber benefícios sociais.

No final da rua, polícias e militares, atrás de uma barricada que protege o Palácio Quemado, sede do Governo, assistem com atenção ao movimento.

O objetivo das marchas é chegar ao Palácio, mas os oito quarteirões em redor da Praça Murillo, que ficam em frente, estão protegidos por barricadas, usadas como trincheiras na guerra entre as forças de segurança e a parte violenta das marchas.

Do outro lado da rua, estão os homens. Assim como as 'cholas', carregam nas mãos uma bolsa de folhas de coca. O movimento de levar as folhas à boca e mascar é contínuo.

Oscar Marca, de 31 anos, também vem da província de Omasuyos. Conta à Lusa que os camponeses estão na luta incansável contra o suposto golpe de Estado levado a cabo por Camacho e por Mesa, apoiados pelas Forças Armadas, que "sugeriram" a renúncia de Morales.

"Violaram a Constituição contra o povo. A suposta Presidente Añez violou a Constituição e tem de renunciar. Os povos originários (indígenas) são os verdadeiros filhos do povo. Estamos de pé e não vamos parar com as mobilizações. Estamos firmes até o final", afirma Oscar.

Jeanine Áñez autoproclamou-se Presidente baseando-se na renúncia de Evo Morales e no seu abandono do país, rumo ao México, onde recebeu asilo. Perante o vazio de poder agravado pela falta de quorum dos legisladores para tratarem tanto da carta de renúncia de Morales quanto da designação da nova Presidente interina. A autoproclamação de Áñez foi avalizada pelo Tribunal Constitucional.

"Pisaram a Constituição. Na Assembleia (Parlamento), não havia quorum e, mesmo assim, ela autoproclamou-se, essa suposta presidente Añez", acusa Oscar. Os manifestantes consideram ilegal a posse da chefe de Estado interina.

"A Assembleia não tratou da carta de renúncia de Evo Morales. Portanto, nós exigimos que a Assembleia rejeite a renúncia para o regresso do nosso presidente, que foi eleito pelos povos originários", pede.

A marcha começa a avançar até a praça São Francisco, destino da maioria dos protestos, a quatro quarteirões do Palácio de Governo. Os manifestantes erguem a Wiphala, a bandeira dos povos indígenas do Altiplano. A bandeira é o símbolo da luta popular.

Um grupo de manifestantes desprende-se da marcha e tenta forçar passagem pela barricada que protege o outro lado da praça. A Polícia dispara com bombas de gás lacrimogéneo. Os mineiros, fieis a Evo Morales, disparam dinamites contra as barricadas.

A zona entre a Praça Murillo e a Praça são Francisco é agora uma zona de guerra. Carros de combate percorrem as ruas atrás dos violentos manifestantes. As 'cholas" correm com as suas coloridas saias. As bombas de gás lacrimogéneo fazem ziguezagues pelo ar e caem onde os pacíficos refugiam-se. A correria é geral. Os mais ousados voltam a enfrentar a polícia que volta a disparar. A batalha campal dura duas horas. Cinquenta pessoas são presas, entre as quais 22 mineiros que lançaram dinamites.

Do México, Evo Morales anuncia que "se a Assembleia rejeitar a sua renúncia, ele volta" e que "que os protestos não vão parar até retirar a 'ditadura' do Palácio de Governo e acabar com o golpe de Estado".

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Karen Longaric, disse à Lusa que o governo boliviano está "aborrecido" com esses pronunciamentos políticos de Evo Morales. "Já nos queixámos ao governo mexicano sobre a falta de respeito pelos princípios de um asilo que proíbem os refugiados de fazerem pronunciamentos políticos", disse Longaric.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório