Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Candidatos às presidenciais na Argélia assinam carta ética

Os cinco candidatos às eleições presidenciais de 12 de dezembro na Argélia assinaram hoje uma carta ética das práticas eleitorais em Argel, segundo imagens divulgadas por um canal privado na véspera do lançamento da campanha.

Candidatos às presidenciais na Argélia assinam carta ética
Notícias ao Minuto

16:41 - 16/11/19 por Lusa

Mundo Argélia

A carta elaborada pela Autoridade Nacional Independente das Eleições (ANIE) "expõe os princípios orientadores e as práticas particulares que formam a estrutura do comportamento moral esperado dos atores e pessoas envolvidas no processo eleitoral".

Trata-se da primeira vez que candidatos a uma eleição no país assinam uma carta deste tipo.

Todos os cinco candidatos -- entre os quais se encontram os ex-primeiros-ministros Ali Benflis e Abdelmajid Tebboune, apoiaram ou participaram na presidência com 20 anos de Abdelaziz Bouteflika, afastado em abril sob pressão do movimento de contestação inédito que abala a Argélia desde 22 de fevereiro.

Os signatários comprometem-se a "abster-se de declarações difamatórias, insultuosas (...) em relação a outro candidato ou ator do processo eleitoral e de qualquer outra declaração que saibam estar errada".

Na sexta-feira os argelinos voltaram às ruas em massa para dizer não ao escrutínio, que visa, segundo eles, reciclar o sistema.

O 'Hirak', o movimento de contestação, não tem enfraquecido e recusa que o aparelho herdado de Bouteflika e o "sistema" no poder desde a independência do país em 1962 organize a eleição, exigindo que antes seja substituído por instituições de transição.

As autoridades, incluindo o general Ahmed Gaid Salah, chefe do Estado Maior das Forças Armadas e verdadeiro homem forte do país desde a demissão do presidente Bouteflika, não admitem qualquer outra via de saída para a crise que presidenciais, rejeitando o estabelecimento das instituições de transição pedidas pelos contestatários.

A campanha eleitoral inicia-se no domingo e, segundo imagens divulgadas nas redes sociais, locais para afixar cartazes já foram cobertos com slogans hostis à votação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório