Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Disparos contra autocarros marcam abertura das urnas no Sri Lanka

Homens armados abriram fogo hoje contra autocarros que transportavam eleitores muçulmanos no Sri Lanka, horas antes da abertura das secções eleitorais para a eleição presidencial, disse a polícia.

Disparos contra autocarros marcam abertura das urnas no Sri Lanka
Notícias ao Minuto

06:08 - 16/11/19 por Lusa

Mundo Sri Lanka

As autoridades não relataram mortes imediatas. Segundo um polícia, os agressores queimaram pneus na estrada e montaram barricadas para emboscar o 'comboio' de mais de 100 autocarros que viajam no norte da ilha.

Muçulmanos da cidade costeira de Puttalam estavam a caminho do distrito vizinho de Mannar, onde estão registados para votar.

"Pelo menos dois autocarros foram atingidos, mas nenhuma morte foi registada", indicou o chefe da polícia local.

Quase 16 milhões de cingaleses estão convocados no sábado para uma eleição presidencial que deve resultar em um duelo entre Gotabaya Rajapaksa, representante do clã Rajapaksa, e Sajith Premadasa, a candidata do partido atualmente no poder.

Este incidente ocorre num ambiente de tenso confronto entre o exército que Rajapaksa liderava durante a presidência do irmão Mahinda (2005-2015), e a polícia da região de Jaffna, numa área de maioria tâmil no norte da ilha.

A polícia disse à comissão eleitoral que o exército bloqueou ilegalmente as estradas, o que poderia desencorajar os eleitores a votar na região de Rajapaksa.

"Depois de chamar a atenção do exército de que os bloqueios de estradas eram ilegais na época das eleições nacionais, eles acabaram com o bloqueio", afirmou a polícia em comunicado.

Fontes policiais disseram ter avisado aos comandantes militares locais que qualquer interferência nas eleições seria relatada e processada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório