Meteorologia

  • 10 DEZEMBRO 2019
Tempo
13º
MIN 7º MÁX 15º

Edição

Disparos contra autocarros marcam abertura das urnas no Sri Lanka

Homens armados abriram fogo hoje contra autocarros que transportavam eleitores muçulmanos no Sri Lanka, horas antes da abertura das secções eleitorais para a eleição presidencial, disse a polícia.

Disparos contra autocarros marcam abertura das urnas no Sri Lanka

As autoridades não relataram mortes imediatas. Segundo um polícia, os agressores queimaram pneus na estrada e montaram barricadas para emboscar o 'comboio' de mais de 100 autocarros que viajam no norte da ilha.

Muçulmanos da cidade costeira de Puttalam estavam a caminho do distrito vizinho de Mannar, onde estão registados para votar.

"Pelo menos dois autocarros foram atingidos, mas nenhuma morte foi registada", indicou o chefe da polícia local.

Quase 16 milhões de cingaleses estão convocados no sábado para uma eleição presidencial que deve resultar em um duelo entre Gotabaya Rajapaksa, representante do clã Rajapaksa, e Sajith Premadasa, a candidata do partido atualmente no poder.

Este incidente ocorre num ambiente de tenso confronto entre o exército que Rajapaksa liderava durante a presidência do irmão Mahinda (2005-2015), e a polícia da região de Jaffna, numa área de maioria tâmil no norte da ilha.

A polícia disse à comissão eleitoral que o exército bloqueou ilegalmente as estradas, o que poderia desencorajar os eleitores a votar na região de Rajapaksa.

"Depois de chamar a atenção do exército de que os bloqueios de estradas eram ilegais na época das eleições nacionais, eles acabaram com o bloqueio", afirmou a polícia em comunicado.

Fontes policiais disseram ter avisado aos comandantes militares locais que qualquer interferência nas eleições seria relatada e processada.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório