Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Caracas denuncia segunda violação do espaço aéreo em três dias

O Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas Bolivarianas da Venezuela (CEOFANB) denunciou hoje uma nova violação do espaço aéreo por um avião norte-americano, a segunda em três dias.

Caracas denuncia segunda violação do espaço aéreo em três dias
Notícias ao Minuto

06:10 - 16/11/19 por Lusa

Mundo Venezuela

"Urgente. Os Estados Unidos de América insistem em violar as normas de segurança aeronáutica ao ingressar com a aeronave C235 na FIR (Região de Informação de Voo) de Maiquetía sem cumprir os protocolos estabelecidos", denunciou o CEOFANB através da rede social Twitter.

A denúncia foi acompanhada por um diagrama com um mapa que precisa que a nova violação ocorreu na sexta-feira, altura em que pelas 16:46 locais (21:06 em Lisboa), os radares venezuelanos detetaram a aeronave CN-235, dos EUA, na FIR de Curaçau.

"Pelas 16:47 locais (21:07 em Lisboa) a aeronave CN-135 dos EUA entrou na FIR de Maiquetía (Venezuela) sem apresentar um plano de voo. Os serviços de trânsito aéreo tentaram comunicar com a aeronave, sem obter resposta efetiva. A aeronave continuou o seu voo dentro da FIR de Maiquetía", explica.

Segundo o CEOFANB o avião norte-americano abandonou a FIR de Maiquetía pelas 17:21 horas locais (21:51 em Lisboa) "sem estabelecer nenhuma comunicação, permanecendo 34 minutos dentro da FIR de Maiquetía".

"O nosso sistema de defesa aeroespacial mantem-se alerta a qualquer tentativa de violação da nossa soberania", explica o CEOFANB no Twitter.

Na última quinta-feira o CEOFANB denunciou que no dia anterior tinha ocorrido uma violação do espaço aéreo venezuelano por um "avião espião" dos EUA.

Segundo o CEOFANB o "avião espião RC135 da USAF" entrou no espaço aéreo venezuelano "comprometendo a segurança das aeronaves que se encontravam no espaço aéreo".

A violação do espaço aéreo pelas 13:15 locais (17:45 em Lisboa) e "a aeronave RC-135V dos EUA entrou na FIR de Maiquetía (Venezuela) e os serviços de trânsito aéreo tentaram comunicar com a aeronave, sem obter resposta efetiva. A aeronave continuou o seu voo dentro da FIR de Maiquetía", explica-se.

Segundo o CEOFANB, o avião norte-americano abandonou a FIR de Maiquetía pelas 16:48 locais (21:18 em Lisboa) "sem estabelecer nenhuma comunicação".

De acordo com as autoridades, 57 aeronaves norte-americanas violaram o espaço aéreo venezuelano desde 01 de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório