Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Conselho de Segurança prolonga embargo de armas na Somália

O Conselho de Segurança das Nações Unidas estendeu o embargo de armas aplicado à Somália, aplicando também uma suspensão ao comércio de carvão e de ingredientes utilizados por grupos extremistas na confeção de mecanismos explosivos.

Conselho de Segurança prolonga embargo de armas na Somália
Notícias ao Minuto

19:51 - 15/11/19 por Lusa

Mundo Somália

Numa votação, 12 dos 15 Estados votaram a favor da proposta britânica, sendo que Rússia, China e Guiné Equatorial se abstiveram por preocupações com o seu conteúdo.

A resolução condena os ataques do grupo extremista al-Shabab, tendo expressado "grande preocupação" com a "séria ameaça" que o grupo, com ligações à al-Qaida, continua a ter para a Somália e para a região, em particular "através do aumento do uso de mecanismos explosivos artesanais".

O texto condena ainda o fluxo de armas para e através da Somália e demonstra "grande preocupação com os relatos de uma exploração da Somália pelo al-Shabab e por redes de crime organizado internacionais".

Os especialistas da ONU ouvidos pelo Conselho de Segurança na quarta-feira consideraram que o al-Shabab continua "uma ameaça potente".

Após três décadas de guerra civil, ataques extremistas e fome, a Somália estabeleceu um governo transitório funcional em 2012 e tem estado a trabalhar para restituir a estabilidade, mas o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirma que o país tem de se focar no extremismo violento, terrorismo, conflito armado, instabilidade política e corrupção.

O al-Shabab, que se opõe ao Governo federal da Somália, pretende a imposição da lei islâmica 'sharia', tendo feito vários ataques no país e na região, incluindo no vizinho Quénia.

Em 14 de outubro de 2017, o grupo explodiu um camião na capital somali e provocou a morte a mais de 500 pessoas.

O grupo extremista reclamou ainda ter planeado um ataque a um complexo de luxo na capital do Quénia, Nairobi, que matou 21 pessoas em janeiro de 2019.

Em março deste ano, pelo menos 32 pessoas morreram durante um ataque com um camião-bomba na capital somali, Mogadíscio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório