Meteorologia

  • 15 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 18º

Deputada do Vox: "Eu propunha ensino de costura ao invés de feminismo"

Alicia Rubio, deputada do Vox, disse ainda que o "feminismo é cancro", afirmação recebida com choque na assembleia de Madrid.

Deputada do Vox: "Eu propunha ensino de costura ao invés de feminismo"
Notícias ao Minuto

17:24 - 15/11/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vox

"Coser botões empodera muito. Eu propunha, como deputada do Vox, que ao invés do feminismo fosse costura uma disciplina obrigatória", disse a deputada do Vox Alicia Rubio, discordando de uma proposta em debate na assembleia de Madrid sobre a criação de uma disciplina de Educação em Valores, para discutir, entre outras coisas, os estereótipos de género.

A deputada enquadrou esta e outras propostas discutidas como "lesboterrorismo "e "pornofeminismo", antes de citar Milo Yiannopoulos, ex-editor da página de extrema-direita norte-americana Breitbart, dizendo que o "feminismo é cancro". 

A afirmação foi recebida com gritos de surpresa pela assembleia, conforme pode ver no vídeo abaixo, que faz um apanhado das intervenções da deputada de extrema-direita.

De acordo com o La Vanguardia, Rubio disse ainda que a iniciativa do partido Unidas Podemos "determina como única causa" do delitos machistas "a desigualdade de género", algo que diz ser errado. "Mata-se por muitos motivos, vejam filmes policiais", afirmou.

Rubio é autora do livro 'Cuando nos prohibieron ser mujeres ...y os persiguieron por ser hombres: Para entender cómo nos afecta la ideología de género' ('Quando nos proibiram de ser mulheres... e vos perseguiram por serem homens: Para entender como nos afeta a ideologia de généro'), uma publicação deveras polémica, tendo sido vetada por algumas instituições de ensino.

Recorde-se que o PSOE ganhou as legislativas em Espanha, mas sem maioria, conseguindo 120 deputados. O segundo partido mais votado foi o PP, alcançando 87 deputados (tinha 66), seguindo-se o Vox (partido de extrema-direita), que passa a ser a terceira força política no parlamento espanhol, depois de mais do que duplicar a sua representação face a abril, passando de 24 para 52 deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório