Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Ministério Público espanhol pede julgamento de envolvidos em desfalque

O Ministério Público espanhol pediu o início do julgamento do ex-presidente da comunidade autónoma de Madrid, Ignacio González, pela alegada compra fraudulenta da empresa brasileira Emissão por uma empresa pública.

Ministério Público espanhol pede julgamento de envolvidos em desfalque
Notícias ao Minuto

14:47 - 15/11/19 por Lusa

Mundo Espanha

Ignacio González teria utilizado a companhia pública das águas de Madrid, Canal de Isabel II, para adquirir a empresa brasileira por cerca de 30 milhões de dólares (27 milhões de euros) em 2003.

O valor da empresa desceu para cerca de cinco milhões, enquanto, de acordo com a investigação, Ignacio González conseguiu desviar 5,4 milhões de dólares em comissões, que foram supostamente divididas com outras pessoas envolvidas.

A procuradoria anticorrupção está convencida de que as diligências feitas até à data mostram sinais suficientes em como foi realizado um crime, segundo a imprensa espanhola.

Este caso está ligado a um outro, conhecido por "caso Lezo", onde já foram condenados os envolvidos na compra fraudulenta da empresa colombiana Inassa pelo Canal de Isabel II, em 2001, com uma "sobrefaturação injustificada" de entre 19 e 29 milhões de euros.

O juiz acabou por dispensar neste caso os antigos presidentes da comunidade autónoma de de Madrid, Alberto Ruiz Gallardón e Ignacio González, que não se sentaram no banco dos réus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório