Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Tiroteio em Los Angeles. Trump envia "sinceras condolências" às famílias

Tiroteio ocorrido esta quinta-feira em Los Angeles deixou dois adolescentes sem vida. Atirador, estudante na mesma escola, está em estado crítico.

Tiroteio em Los Angeles. Trump envia "sinceras condolências" às famílias
Notícias ao Minuto

23:27 - 14/11/19 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Tiroteios EUA

O presidente norte-americano fez saber que estava a acompanhar o tiroteio num liceu de Los Angeles, que teve lugar esta quinta-feira, através de representantes da Casa Branca, logo nos primeiros momentos da ocorrência, acrescentando um apelo para que os habitantes locais seguissem as indicações das autoridades.

Naquele que é mais um dia trágico no longo historial norte-americano de tiroteios com vítimas mortais em escolas, um estudante de 16 anos entrou no liceu Saugus, em Santa Clarita, a 48 quilómetros do centro de Los Angeles, e disparou sobre os colegas, atirando depois sobre si próprio. Uma rapariga de 16 anos e um rapaz de 14 morreram, quatro adolescentes estão hospitalizados e o suspeito está em estado crítico.

Mike Pence, o vice-presidente norte-americano, foi o único membro da administração republicana a reagir publicamente logo após o tiroteio, a partir do centro de investigação da NASA, também na Califórnia, onde se encontrava. "Este foi mais um dia desolador para os estudantes e pais da América", afirmou.

O governante explicou, ainda, que falou por telefone com Donald Trump "pouco antes" e que o presidente lhe pediu "para enviar as suas mais sinceras condolências às famílias das vítimas e a toda a comunidade de Santa Clarita".

"Não vamos descansar ou relaxar até acabarmos com este mal dos nossos tempos e tornarmos as nossas escolas e as nossas comunidades seguras de novo", acrescentou Mike Pence, citado pela CNN.

O tiroteio, recorde-se, aconteceu pouco depois das 7h30 (hora local, 15h30 em Portugal), quando os alunos estavam a chegar à escola secundária Saugus. O suspeito entrou na escola com uma pistola semiautomática de calibre .45 dentro da mochila. Uma vez dentro das instalações, tirou a pistola e disparou contra colegas, tendo depois atirado contra si próprio. A pistola foi encontrada pela polícia no local, completamente descarregada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório