Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Combatente norte-americano do Daesh vai ser deportado pela Turquia

Um norte-americano suspeito de ser um combatente ao serviço do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), que estava detido na Turquia, vai ser deportado para os EUA, anunciou hoje o Governo de Ancara.

Combatente norte-americano do Daesh vai ser deportado pela Turquia
Notícias ao Minuto

19:04 - 14/11/19 por Lusa

Mundo Terrorismo

A Turquia anunciou a deportação de combatentes ligados ao EI, há cerca de um mês, quando iniciou uma ofensiva contra as milícias curdas no nordeste da Síria, onde estão detidos muitos 'jihadistas' capturados por uma coligação internacional de forças militares que incluía os Estados Unidos.

O anúncio do Governo turco acontece após uma reunião em Washington, na quarta-feira, entre os presidentes turco, Recep Erdogan, e norte-americano, Donald Trump, e depois de as autoridades turcas terem iniciado a repatriação de vários combatentes do EI, na segunda-feira.

O homem, identificado pelos meios de comunicação social turcos como um norte-americano de origem jordana, foi levado na segunda-feira para a fronteira entre a Turquia e a Grécia, onde esteve retido pelas autoridades gregas antes de ser deportado para os Estados Unidos.

"Os procedimentos necessários para a deportação do combatente terrorista foram ativados, logo que os EUA concordaram em aceitar o seu regresso, fornecendo-lhe um documento de viagem", disse o Ministério do Interior turco, citado pela agência noticiosa estatal Anadolu.

Também hoje, sete alemães e um britânico, suspeitos de ligação ao EI foram deportados para os seus respetivos países e, em Londres, a polícia anunciou a detenção de um homem de 26 anos, quando aterrou de um voo proveniente de Istambul.

O Governo turco afirma ter sob seu controlo a detenção de cerca de 1.500 combatentes do EI, bem como elementos das suas famílias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório