Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Turquia pronta para comprar mísseis dos EUA mas sem renunciar dos russos

O Presidente da Turquia disse hoje que o país está disponível para comprar mísseis antiaéreos norte-americanos Patriot, mas sem renunciar do sistema de mísseis russo S-400, cuja aquisição afetou a relação entre Ancara e Washington.

Turquia pronta para comprar mísseis dos EUA mas sem renunciar dos russos
Notícias ao Minuto

18:06 - 14/11/19 por Lusa

Mundo Erdogan

Recep Tayyip Erdogan falava aos 'media' turcos durante a viagem aérea de regresso à Turquia, após ter sido recebido na quarta-feira em Washington pelo seu homólogo norte-americano, Donald Trump.

"Disse a Trump que estávamos prontos para adquirir os Patriot. Mas consideramos que a proposta que consiste na aquisição destes mísseis e renunciar aos S-400 será uma afronta à nossa soberania", disse Erdogan.

Ancara adquiriu o sistema de mísseis antiaéreos russos S-400 apesar dos protestos da administração norte-americana, que argumenta, entre outros aspetos, que os S-400 não são compatíveis com os dispositivos da NATO, organização que a Turquia integra desde 1952.

Os Estados Unidos também argumentam que a aquisição por parte de Ancara do sistema de mísseis de longo alcance russo, cuja primeira entrega aconteceu em julho passado, coloca em risco os segredos tecnológicos do avião de combate norte-americano F-35.

A Turquia encomendou mais de cem aparelhos F-35 e o setor da defesa turco chegou a investir significativamente neste plano, mas o acordo acabaria por ficar em suspenso, do lado de Washington, após o primeiro fornecimento dos mísseis S-400.

A Casa Branca destacou na quarta-feira que era "vital" resolver os problemas suscitados pela compra dos mísseis russos S-400.

"Posso dizer que Trump está a fazer esforços reais para resolver esses problemas, de forma a respeitar os interesses de todas as partes", acrescentou Erdogan, em declarações aos jornalistas turcos.

Em julho passado, Donald Trump acusou o seu antecessor na Casa Branca, o Democrata Barack Obama, de ser o responsável pela situação atual.

No mês passado, um responsável norte-americano disse que os Estados Unidos poupariam a Turquia a novas sanções económicas se as autoridades turcas escolhessem não ativar os mísseis russos S-400, mas Ancara não respondeu a tal proposta.

Na quarta-feira, Trump recebeu em Washington Erdogan e elogiou a "longa amizade" entre os dois, apesar das recentes polémicas que têm marcado as relações entre os dois países, nomeadamente a ofensiva que a Turquia lançou, a 09 de outubro, no nordeste da Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório