Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

América Latina "não será a mesma" devido ao êxodo dos venezuelanos

O representante especial da ONU para os refugiados e migrantes venezuelanos afirmou hoje que a América Latina não voltará a ser a mesma devido à crise da Venezuela, marcada, até à data, pelo êxodo de 4,6 milhões de pessoas.

América Latina "não será a mesma" devido ao êxodo dos venezuelanos
Notícias ao Minuto

16:39 - 14/11/19 por Lusa

Mundo ONU

Numa entrevista à agência noticiosa norte-americana The Associated Press (AP), Eduardo Stein disse que a crise migratória venezuelana entrou numa nova fase, considerando que as probabilidades destes milhões de pessoas regressarem à Venezuela são cada vez mais diminutas.

O antigo vice-Presidente da Guatemala, nomeado representante especial da ONU em setembro de 2018, admitiu à AP que, mesmo que exista uma resolução imediata para a crise na Venezuela, será difícil que todos aqueles que saíram do país consigam regressar rapidamente.

No início do mês corrente, existiam cerca de 4,6 milhões de migrantes e refugiados venezuelanos em todo o mundo, pessoas que saíram do país desde 2015 para procurar proteção ou melhores condições de vida.

Cerca de 80% destas pessoas estão em países da região da América Latina e Caraíbas.

No seguimento deste êxodo, Eduardo Stein disse acreditar que a América Latina mudou de forma permanente.

"A região não será a mesma", declarou o representante especial.

Eduardo Stein falava em Bogotá, onde a Organização Internacional das Migrações (OIM) e o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) lançaram, na quarta-feira, um plano que visa angariar 1,35 mil milhões de dólares (1,22 mil milhões de euros) para responder às crescentes necessidades humanitárias dos migrantes e refugiados venezuelanos, mas também dos países da América Latina e Caraíbas que os acolheram.

A Venezuela, país que conta com cerca de 32 milhões de habitantes e com uma significativa comunidade de portugueses e de lusodescendentes, enfrenta um clima de grande instabilidade política, situação que se soma a uma grave crise económica e social.

Se o atual ritmo de partidas da Venezuela se mantiver, as saídas do país sul-americano poderão atingir os 6,5 milhões até final de 2020.

Isso representaria ultrapassar as 5,6 milhões de pessoas que fugiram da Síria desde o início da guerra em 2011, segundo admitiram recentemente as Nações Unidas.

Na terça-feira, dados igualmente avançados pela ONU indicaram que o número de pessoas subnutridas no país mais do que duplicou, passando de 2,9 milhões de pessoas no triénio 2013-2015, para 6,8 milhões no triénio 2016-2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório