Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

EUA prometem continuar a liderar luta contra o Estado Islâmico

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, garantiu hoje aos aliados dos EUA na coligação contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) que Washington continuará a dirigir a luta contra aquela organização jihadista.

EUA prometem continuar a liderar luta contra o Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

16:41 - 14/11/19 por Lusa

Mundo Terrorismo

Numa reunião em Washington dos ministros dos negócios estrangeiros da coligação internacional anti-EI, o chefe da diplomacia norte-americana apelou novamente aos Estados que "repatriem os milhares de combatentes terroristas estrangeiros atualmente detidos" na Síria e que os julguem "pelas atrocidades que cometeram".

Este apelo deve-se ao facto de alguns países, nomeadamente a França, se recusarem a acolher de volta os nacionais que partiram para a Síria para combater ao lado dos extremistas do EI.

A reunião de hoje da coligação internacional, comandada pelos EUA, foi convocada precisamente por Paris, após a crise provocada no início de outubro por uma nova ofensiva turca no nordeste da Síria.

Ao anunciar a retirada das forças norte-americanas do norte da Síria, o Presidente dos EUA deixou o caminho livre a essa operação turca, que visava as forças curdas na Síria, aliadas dos ocidentais na luta contra o grupo jihadista.

Desde então, Donald Trump mudou de ideias várias vezes, acabando por anunciar a manutenção de uma "força residual" na Síria para proteger as instalações petrolíferas.

Mas o resto da sua administração tem tentado assegurar que a missão prioritária desses cerca de 600 soldados continua a ser a luta contra o EI.

"Todos vocês sabem que devemos continuar a combater o EI. Nós também. Os Estados Unidos vão continuar a dirigir a coligação, e o mundo, nesse esforço essencial à nossa segurança", afirmou Pompeo na abertura da reunião.

"Nós voltámos a destacar centenas das nossas tropas no nordeste da Síria, e mais amplamente na região, para garantir que o EI não renasça nunca das suas cinzas, e impedi-lo de retomar os campos petrolíferos", acrescentou.

"Não paremos agora. Vamos garantir que o EI não regressa nunca", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório