Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Moldávia tem novo governo pró-russo

O Parlamento da Moldávia deu hoje o seu apoio a um governo minoritário controlado pelo Partido Socialista, do Presidente pró-russo, Igor Dodon, dois dias depois de uma moção de censura que afastou um executivo pró-europeu.

Moldávia tem novo governo pró-russo
Notícias ao Minuto

14:05 - 14/11/19 por Lusa

Mundo Moldávia

O Partido Socialista (pró-russo) conta apenas com 36 dos 101 deputados do parlamento desta ex-república soviética, mas teve o apoio de 27 deputados do Partido Democrático, no poder até junho.

O Partido Democrático foi fundado pelo oligarca Vladimir Plahotniuc, no exílio, alvo de um mandado de captura internacional por suspeitas de lavagem de dinheiro e acusado há anos de tentar controlar a economia e a política moldava.

O novo governo é chefiado por um tecnocrata de 47 anos, Ion Chicu, ex-ministro das Finanças e conselheiro presidencial, e seis dos 11 ministros que integra são também antigos conselheiros do Presidente pró-russo.

"A Moldávia voltou à órbita da Rússia", comentou o politólogo Victor Ciobanu, ouvido pela agência France-Presse.

A moção de censura ao governo pró-europeu de Maia Sandu, em funções desde junho graças a uma coligação inédita entre pró-russos e pró-ocidentais para afastar Plahotniuc do poder, foi apresentada pelos socialistas depois de o governo aprovar alterações ao procedimento de nomeação do procurador-geral.

A moção foi aprovada com os votos dos socialistas e do Partido Democrático.

"É evidente que os socialistas usaram a aliança pró-europeia para afastar Plahotniuc, o que não conseguiam fazer sozinhos. Eliminada essa ameaça, afastaram-se dos aliados", afirmou o politólogo.

A Moldávia, um pequeno país situado entre a Ucrânia e a Roménia, é um dos mais pobres e mais corruptos da Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório